sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Lavoura Arcaica

Lavoura arcaica é um romance que deve ser lido em voz alta. Sua força reside na sonoridade de sua poesia. Sim, poesia. Por mais que se trate de uma novela, há muito lirismo em suas páginas e belíssimas metáforas que, juntas, constroem um universo de sonhos. A história propriamente dita só bem de vez em quando é convidada a participar do canto em forma de letras, praticado pelo autor do livro, Raduam Nassar. A tragédia familiar de André, o protagonista da obra, vem diluida em seus devaneios, acessos de loucura e crises epiléticas. A poesia que sente pulsar em suas veias, o "vinho tinto" que jorra boca a fora, é entorpecido por um ambiente familiar antagônico, no qual se degladiavam o carinho, e excessivo afeto de sua mãe, e a rigidez provinciana de seu pai, para quem a virtude do homem residiria em sua paciência e respeito aos desígnios do tempo.

Iohána, que era como a mãe chamava André, acaba por abandonar o lar, pressionado também pelo amor que sente por sua bela irmã Ana, indo viver em um pequeno quarto de pensão. Trazido de volta ao berço familiar, pelos braços de Pedro, o irmão mais velho, galho novo que brotou do mesmo tronco rijo do pai, transforma o ambiente da velha casa da fazenda.

André partiu sem saber por que - a falsa esperança das distâncias logo se desvaneceu perante seus olhos e sentidos, talvez nunca a tenha tido - e dessa mesma forma voltou, possuído pela desesperança. Sua terra estava arrasada. Talvez, por fim, encontrasse, para si, uma lavoura de frutos verdadeiros.

Um livro para ser ouvido!

4 comentários:

1 z e r 0 disse...

filme tenso, visceral, mto louco

ps: e a simone sporradora, ops sporladore, vish! delícia das delícias!



PAX ARMADA

Bruno Cave disse...

Diogo,

o livro eu não li. Mas o filme... violento! Nota 10.

p.s: fiz até um teste pra participar do filme como ator. Quem viu o filme já sabe q eu não passei!

Anônimo disse...

vale ver tbm, 'um copo de cólera', baseado no mesmo autor. um embate entre a força criativa e caótica masculina e a organização feminina,a alegoria de formigas ordeiras q constroem seu mundo através de trabalho comunitário. sem ser misógino, ou, já sendo.... não importa. filme para se ver a dois e depois dar aquela trepada cheia de ódio.

Amósis Calazans disse...

"ps: e a simone sporradora, ops sporladore, vish! delícia das delícias!"


Rapaz... nem fale! Se ela aparecesse na minha frente oferecia casa, comida e roupa lavada! XD